«

»

Sessão Ordinária do dia 06/06/2017.

Estiveram presentes    nesta Casa de Leis na Sessão Ordinária do dia 06/06/2017, as Senhoras Mônica Nunes de Abreu – Assistente Social/Coordenadora da Academia de Saúde e Anna Paula Kuhl Alves – Coordenadora de Atenção Primária – Epidemiologia e o Senhor José Hélio Westarb – Presidente da Associação de Moradores da Vila Paraná.

Inicialmente usou da palavra a Senhora Mônica Nunes de Abreu – Assistente Social/Coordenadora da Academia de Saúde, esta por sua vez explicou sobre as ações que estão sendo feitas para o combate a Dengue no nosso Município. Fez um breve relato sobre a situação da doença no Município e de como se dá a transmissão da doença, garantindo que em Rio Negro não há casos de pessoas infectadas.  Citou que foi criado um Comitê Municipal de Combate a Dengue, Zika e Chikungunya expondo suas ações. Abordou sobre a importância que cada um da sociedade tem em manter-se alerta com relação aos focos do mosquito transmissor. Explicou que é feito um monitoramento semanal em 16 pontos estratégicos e das ações futuras em Associações de Moradores e Escolas.

Na sequência usou da palavra a Senhora Anna Paula Kuhl Alves – Coordenadora Atenção Primária – Epidemiologia, esta por sua vez abordou a respeito da situação da Casa da Saúde da Mulher que não houve o fechamento, mas sim a transferência do atendimento para outras unidades. Fez um breve relato a respeito da Saúde Pública da mulher e de como esse atendimento tem sido feito no nosso Município e expondo que em 2012 tínhamos muitos óbitos de crianças e em 2016 esse número zerou.  Explanou também do fluxograma dos atendimentos da mulher e solicitou a população para que primeiro se vá até a Unidade Básica de Saúde para daí ser encaminhada a Especialista quando for o caso. Que a Secretaria da Saúde segue o Protocolo de Atendimento do Ministério da Saúde e hoje são essas exigências. Também argumentou da preocupação com relação à vacina da gripe que não atingiu a meta e é uma preocupação da Secretaria de Saúde atingir toda a população. Explanou que o Estado do Paraná não está entre os Estados que abriram a vacinação para toda a população, que primeiro teremos que atingir a meta. Por fim falou dos convênios existentes; e onde a gestante deve iniciar seu acompanhamento, citando as 07 Unidades Básicas de Saúde existentes no Município atualmente.

Finalmente, usou da palavra o Senhor José Hélio Westarb – Presidente da Associação de Moradores da Vila Paraná, este por sua vez explanou sobre a situação da Segurança Pública em Rio Negro, fazendo vários questionamentos aos Vereadores. Abordou sobre a Rua Maximiano Pfeffer, que a mesma está virando pista de corrida e da mesma forma a Rua XV de Novembro. Argumentou questionando os Vereadores do porque não se criar uma Comissão de Trânsito ou algo parecido para tentar se resolver esses problemas ou ainda um Conselho das Associações de Moradores para ter mais força nessas questões.