Vereadores Mirins são empossados pelo Projeto Parlamento Jovem

No último dia 28 de julho, os vereadores mirins do Programa do Projeto Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, foram empossados em ato realizado de forma remota. Representando a Câmara de Vereadores de Rio Negro, a Vereadora Isabel Grossl participou da cerimônia.

A Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Caetano Munhoz da Rocha é a única institucional representando o município de Rio Negro. A eleição contou com 35 candidatos e 390 eleitores. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Adalci Sewczuk Schneider, os alunos se mobilizaram e foram bem receptivos com a proposta.

Desde fevereiro, o Colégio Caetano iniciou o projeto que teve aulas e conteúdos sobre Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para as eleições, todos os tramites foram seguidos como se fosse um pleito tradicional. Os alunos do 9º ano (Ensino Fundamental) ao 3º ano (Ensino Médio) participaram do pleito como candidatos. Já os eleitores foram de todas as turmas. Seguindo a representatividade atual, nove vereadores mirins foram eleitos com três suplentes, a maioria dos eleitos – seis ao todo – são do 9º ano.

– O objetivo é sair da escola entendo como funciona o Poder Executivo, Poder Legislativo e sabendo a função de cada agente político no município, estado e país – destacou professora Aldalci.

Além da professora Aldaci, os professores Sileide Liebl Schultz e Marcos Reway também fazem parte da coordenação do Projeto Parlamento Jovem. Os vereadores mirins eleitos também terão atividades na Câmara de Vereadores de Rio Negro. A data para sessão será agendada nos próximos meses.

Por Chayenne Cardoso – Assessoria de Imprensa

Sessão Itinerante é realizada no bairro Seminário

A Câmara Municipal de Vereadores de Rio Negro realizou a Sessão Itinerante na quarta-feira, 10, no Salão da Associação dos Moradores Seminário. Com a participação de cerca de 50 pessoas, os bairros Seminário, Sítio dos Rauen e Campina dos Andrades apresentaram suas reivindicações ao Poder Executivo e Poder Legislativo.

Representando o Poder Legislativo, os Vereadores Luis Boschetto (PSDB), Odair Pereira (PSB), Ricardo Furquim (PP) e Isabel Cristina Grossl (PDT) participaram da Sessão Itinerante. O prefeito, James Valério, e o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, William Mazur, também contribuíram com a reunião.

Para uso da fala, quatro cidadãos participaram. O primeiro foi Marcelo Olsen representando o bairro Seminário. Depois foi a vez do representante do Sítio dos Rauens, Luiz Marques. Por fim, a comunidade de Campina dos Andrades teve duas representantes: Allis Machovky e Jocemara Campos.

Em relação as solicitações, os moradores pediram mais infraestruturas para os bairros que tiveram um crescimento habitacional. Durante a Sessão Itinerante, os vereadores destacaram que a maioria das reivindicações já foram solicitadas pelo Poder Legislativo. E o prefeito, James Valério, reforçou o compromisso com os moradores e os bairros.

 

Por Chayenne Cardoso – Assessora de Imprensa

Desenvolvimento Industrial de Rio Negro é tema de reunião

O desenvolvimento industrial de Rio Negro é um dos objetivos do Poder Executivo e conta com o apoio do Poder Legislativo Municipal. Em Curitiba, na última terça-feira, 09, o Presidente da Câmara, Ver. Ricardo Furquim (PP), e Secretário Municipal de Indústria e Comércio, William Mazur, visitaram o Deputado Federal Ricardo Barros (PP) e Deputada Estadual Maria Victoria Barros (PP) em busca de emendas para ampliação do Loteamento Industrial.

– Rio Negro tem um potencial enorme para recebemos novas industrias e empreendimentos, por isso nosso empenho e trabalho em busca de recursos para a implantação de novas áreas industriais – enfatizou o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, William Mazur.

O objetivo do Loteamento Industrial é dar oportunidade de crescimento para as empresas locais e incentivar a vinda de novas empresas para Rio Negro. Com um local ideal, auxiliará no desenvolvimento do município e na geração de empregos para a comunidade.

Por Chayenne Cardoso – Assessoria de Imprensa

Poder Legislativo realiza visita técnica em ponte entre Rio Negro e Rio Negrinho

O Poder Legislativo, representado pelo Vereador Marcelo Wotroba (Cidadania), com uma comitiva do Poder Executivo, realizou na última sexta-feira, 05, uma visita técnica na ponte de acesso entre Rio Negro (bairro Lençol) e Rio Negrinho (bairro Rio Preto Velho) –  conhecido como acesso ao Portão da Battistella.

O objetivo é liberar acesso entre os municípios para facilitar o deslocamento da população da comunidade de Lençol e demais comunidades. E também garantir o acesso a BR-280. Segundo o Vereador Marcelo Wotroba, o acesso é uma reivindicação antiga da comunidade – a qual se deslocará mais rápido sentido Mafra/Rio Negro ou Rio Negrinho.

A ponte é de alvenaria com 87 metros de extensão por 8,20 metros de largura. De acordo com a visita técnica, a ponte está apta para travessia de automóveis. Atualmente, empresas utilizam a rota diariamente para transporte de funcionários.

Participaram da visita técnica o Prefeito, James Valério, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro, Geraldo Veiga, Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Edson José Guenther, e Coordenador distrital Felipe Stafin. Também participaram do encontro representante do setor privado de Rio Negrinho sr. Moacir José Krainz.

 

Por Chayenne Cardoso – Assessora de Imprensa

Câmara Municipal recebe visita do Rotary Club Rio Negro

A Câmara Municipal de Rio Negro está aberta para receber toda a população e apresentar as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Na última quarta-feira, 03, o Presidente, Ricardo Furquim, recebeu o Rotary Club de Rio Negro.

O Presidente, Ricardo Furquim, destacou a importância das entidades e dos cidadãos se aproximarem dos atos legislativos. Para Furquim, quem ganha com essas ações é a população rionegrense.
Durante a visita, a presidente do Rotary Club de Rio Negro, Josiane Romagna, enfatizou a importância de encontros como esse.

O funcionamento da Câmara Municipal de Rio Negro ocorre de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Por Chayenne Cardoso – Assessora de Imprensa

Com a Casa cheia, Sessão Ordinária marca retorno das atividades legislativas

O retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Rio Negro foi marcado pela análise e aprovação de Projetos de Lei na terça-feira, 02.

Ao todo, três Pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação foram aprovados. Entre eles, para o Projeto de Lei nº 043/2022 de iniciativa do Vereador Ricardo Furquim. O qual cria o Projeto Jardins de Mel que tem o objetivo de divulgar e conservar as espécies de abelhas sem ferrões. Também para o Projeto de Lei nº 21/2022, de autoria do Poder Executivo, que visa alterar a Lei nº 2795/2017 sobre o serviço de táxi. Por fim, para o Projeto de Lei nº 033/2022, de autoria do Poder Executivo, que aborda a regulamentação do serviço de passageiros em aplicativos e outras plataformas. Agora, os três Projetos serão encaminhados para análise da Comissão de Finanças e Orçamento.

Entre as matérias aprovadas, está o Projeto de Lei nº 39/2022, de autoria do Executivo, que altera a Lei nº 1.254 para adequar a alíquota e base de cálculo da taxa de administração. E também o Projeto de Resolução nº 003/2022, do Poder Legislativo, que regulamenta a utilização do veículo oficial da Câmara Municipal de Rio Negro – PR. Os Vereadores apresentaram seis Indicações que visam auxiliar o Poder Executivo na melhoria de pontos específicos no Município.

A Sessão Ordinária foi marcada pela presença de motoristas de aplicativos. Exercendo sua cidadania e representando sua classe, Anderson Chaves participou da reunião tendo interesse no Projeto de Lei que regulamenta o transporte por aplicativo no Município. Para ele, o Município de Rio Negro está adiantado em comparação com diversos municípios brasileiros.

Na próxima terça-feira, 09, ocorre a Sessão Ordinária na Sede do Poder Legislativo. Já na quarta-feira, a Câmara Municipal de Rio Negro realizará a Sessão Itinerante no Salão da Associação dos Moradores do Seminário, a partir das 19 horas. O credenciamento será a partir das 18h30.

 

Por Chayenne Cardoso – Assessora de Imprensa

Sessão Ordinária do dia 02 de agosto de 2022

Câmara adquire notebooks para oferecer melhores condições de trabalho aos vereadores

Na sessão ordinária de terça-feira (02), os vereadores iniciaram a Sessão com os notebooks. Foram adquiridos 12 Notebook para Câmara municipal de Rio Negro para uso dos vereadores durante as sessões. Esses computadores têm a finalidade de agilizar e modernizar as atividades parlamentares.

Isabel Cristina manifesta repúdio as situações de violência contra mulher

Durante a tribuna da Sessão Ordinária desta terça-feira (12) a vereadora Isabel Cristina Grossl (PDT) ocupou na condição de Procuradora da Mulher da Casa a fim de manifestar seu repudio e indignação diante a violência contra mulheres e meninas ocorridos nos últimos dias.

 

Fatos ocorridos:

“Menina de 11 anos, estuprada, gravida e com sua vida exposta de todas as formas.”

“Grávida vítima de estupro questionada por colocar seu filho para adoção.”

“Servidoras da caixa econômica federal assediadas pelo presidente daquela instituição”

“Gravida estuprada em sala de parto no momento da dar à luz.”

 

Isabel diz que é inadmissível que nos tempos atuais e com tanta informação ainda temos que nos deparar com notícias repugnantes e fatos estarrecedores envolvendo violência contra a mulher, além de comentários machistas e sem o menor fundamento.

 

“Parem de culpar as mulheres. Não estamos seguras… em lugar nenhum, nem na rua, nem na escola, nem na igreja, nem no local de trabalho, nem nos hospitais, e agora nem numa sala de parto, o que é isso? Uma hora é o chefe, outra o pastor, padre, o vizinho, o professor, o tio, o avo, o pai, o marido, o motorista, ou o médico. Nem todo homem…  Mas sempre um homem.” Diz Isabel.

 

A vereadora terminou o discurso com seu apelo a todos que tem conhecimento de casos de violência contra mulheres para que busquem uma forma de realizar a denúncia, que não se intimidem. “Os casos depois de denunciados e colocados em público nos causam revolta e repugnância, mas também nos mostram a possibilidade de que poderiam ter acontecido com qualquer pessoa, e até com algum familiar, pois já não são mais restritos a ambientes públicos, de lazer, de estudos ou religiosidade, estão presentes nos ambientes hospitalares onde com certeza um dia ou outro possamos ser nós as vítimas. A pior atitude é a acomodação ou a indiferença.” Completa Isabel.

 

Busque ajuda, disque 180 ou 190.

Audiência Pública: Melhorias nas marginais da BR 116

A Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal tem como objetivo tratar as melhorias necessárias nas vias marginais na BR 116 em Rio Negro. Juntamente com a Empresa Autopista Planalto Sul.

 

O vereador Luis Bosquetto (PSDB) abordou sobre a falta de calçadas e lombadas, ruas sem saídas e caneleta qual alaga as ruas da BR 116.

 

O Secretario da Industria e Comercio, William Mazur apresentou na Audiência a movimentação de pessoas e as empresas que estão sediadas as margens da BR 116. Os empresários buscam construir suas empresas ao lado das vias marginais, o que gera mais movimentação na via.  Segundo pesquisas mencionadas pelo Secretário pelas margens da BR 116 há uma movimentação diária de aproximadamente de 10mil pessoas, entre os horários das 7h e 17h40.

 

Os moradores da região também usaram a tribuna para falar sobre a falta de segurança e acessibilidade na BR 116. Para mais detalhes acesse nosso Youtube, clique aqui.

 

O Diretor de Operações Sul da Autopista, Antonio Cesar Ribas Sass, comprometeu-se com a população em instalar especificamente uma lombada na Av. Afonso Petschow, para os carros que fogem da lombada física que tem no trevo de Rio Negro. As demais solicitações serão verificadas. Duas passarelas estão em andamento e uma sobre estudos de instalação. Para mais informações assista em nosso Youtube, clique aqui.

Secretária municipal de Saúde responde dúvidas dos vereadores

Atendendo ao convite da Câmara Municipal de Rio Negro, a secretária municipal de Saúde Simone Angélica Vitorino Gondro, fez uso da tribuna livre desta terça-feira, para responder aos questionamentos dos vereadores. Veja o que disse a secretaria.

Sobre o apoio que o município prestou ao Hospital durante a pandemia nos anos de 2019 e 2020 a secretaria informou que durante esse período o município de Rio Negro apoiou o serviço de Pronto Atendimento com a contratação de dois médicos para pacientes positivados para o covid-19, além de leitos hospitalares e medicamentos necessários, inclusive para os entubamento. Teve também contratação de leitos hospitalares de suporte ventilatório pulmonar, com 57 leitos e contrato realizado de 3 meses com vencimento em 14/11/2020, tendo em vista a utilização de todo o quantitativo antes do vencimento do contrato, o que propiciou mais 14 leitos.

Também sobre o apoio do Estado e da União ao HBJ Simone Gondro lembrou que em 27 de junho de 2022 o Hospital Bom Jesus formalizou convênio emergencial para aquisição de insumos médicos, itens de consumo, equipamentos e pagamentos de mão de obra durante o período de pandemia.

A secretária afirmou que o município também dispõe de serviços de exames de tomografia. E que não há pendencias de repasses de recursos do Covid-19 com o Hospital Bom Jesus. “No intuito de auxiliar a sociedade hospitalar Bom Jesus tendo em vista as despesas obtidas nos momentos mais críticos de internamento de covid-19 a gestão ofertou ao HBJ a possiblidade da abertura do fomento no valor de 400mil reais que serão pagos em 5 parcelas de R$ 80 mil reais para auxiliar no pagamento das despesas, sendo que até a presente data, estão aguardando a formalização do mesmo”, destacou.

 

Veja mais detalhes em nosso canal do Youtube: