Vereadora Isabel fala sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta terça-feira, 17, em seu uso da tribuna, a vereadora Isabel Cristina Grossl (PDT) falou sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, dopada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.

Esse símbolo surge durante oficinas com adolescentes em ações de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2008 em preparação para o III Congresso Mundial. E se tornou o símbolo oficial da causa.

Isabel diz, “Onde estamos falhando? crimes sexuais vitimaram aproximadamente 20 mil crianças todos os anos no Brasil, segundo dados do governo federal compilados até o primeiro semestre de 2019. Os crimes vão de estupro, abuso e exploração sexual até a pornografia infantil.”

Segundo dados do governo federal, para cada caso de abuso sexual notificado, há 20 que não o são.

“Vamos cuidar de nossas crianças, protegê-las, com um olhar mais responsável, mantendo um diálogo leve onde seja alertado sobre partes do corpo que nenhum adulto possa tocar, para que elas possam reconhecer o que é um assédio e assim por si já se protegerem e falarem a um familiar que tenha confiança, e também com um olhar cuidadoso para averiguar qualquer mudança de comportamento que possa estar associada a algo errado que esteja acontecendo com ela.”

A Secretaria Municipal de Assistência Social, lançara amanhã vídeo institucional e estará na Feira da Lua para prestar orientações a população sobre o tema: Combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”

DENUNCIE: Disque 100, ou (47) 3642 8280 /( 47) 9 9167-2169 – Conselho Tutelar, ou ainda conforme a situação em qualquer Delegacia de Polícia, Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal, ou ainda no site: Crimes na web

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.