Câmara Municipal de Rio Negro realiza Sessão Solene alusiva aos 152 anos

Marcando o aniversário de 152 anos de emancipação política de Rio Negro, a Câmara Municipal realizou a Sessão Solene na última quinta-feira, 10, na Sociedade Recreativa União Fuchs.

A Sessão Solene tem o objetivo de prestar homenagens ao município, bem como as pessoas e entidades que contribuíram e continuam trabalhando em prol da comunidade e do desenvolvimento do município. No primeiro momento, foram entregues os certificados de Moção de Aplausos e de Votos de Louvor e Congratulações. Entre as entidades e cidadãos homenageados com Moção de Aplausos, estão a Escola Municipal Tia Apolônia, Associação Sol Nascente de Karatê, ONG Voz do Rio, Portal de Notícias Riomafra Mix, Colégio Estadual Cívico Militar Dr. Ovande do Amaral e Ademir Assis Henning.

Os certificados de Votos de Louvor e Congratulações foram entregues para o atleta Pedro Henrique Buch Grahl de Souza, atleta Pedro Miguel Alves, professor Drojildo Ferreira de Lima e a Escola Municipal Tia Apolônia.

A Ordem do Brasão Municipal foi concedida a Mariza Schuster Bueno. Como professora, Mariza atuou no ensino fundamental ao superior. Foi fundadora e diretora presidente da Fundação Comunitária de Desenvolvimento Comunitário (FUNDIR), administradora da Associação de Caridade e Proteção a Maternidade e Infância de Rio Negro. Atua como voluntária na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra e no Clube Soroptimista Internacional em Rio Negro. Com um currículo com diversas ações em prol do município de Rio Negro, Mariza recebeu a Comenda.

Durante a Sessão Solene, foram entregues os títulos de Cidadãos Honorários. O primeiro homenageado foi Pedro Vanderlinde. Natural de Tubarão/SC, Pedro fez história no ramo de vidros com a indústria Linde Vidros com mais de 300 colaboradores e com mais duas empresas que geram riqueza e empregos na região do Planalto Norte Catarinense.

O Deputado Estadual Alexandre Curi também recebeu o título de Cidadão Honorário. Em sua trajetória de vida, foi o mais jovem vereador eleito entre as capitais brasileiras (2000). Está no sexto mandato como Deputado Estadual e tem contribuído com o desenvolvimento de Rio Negro. Entre 2018 a 2022, foram mais de R$ 11 milhões em recursos para infraestrutura, saúde, agricultura e educação.

Seguindo com as entregas do título Cidadão Honorário, ao Deputado Estadual José Francisco Bührer, iniciou a vida política como vereador em São José dos Pinhais no ano de 1988. Em 2002, foi eleito deputado estadual e exerceu cinco mandatos na função. Entre 2015 a 2022, enviou mais de R$ 21 milhões em recursos para infraestrutura, educação, saúde, administração e agricultura.

Finalizando as homenagens, o Deputado Federal Ricardo José Magalhães Barros recebeu o título de Cidadão Honorário.  Sua carreira política iniciou como prefeito de Maringá em 1988. Atualmente, está no seu sexto mandado na Câmara dos Deputados e atua como líder/vice-líder de governo desde 1999 – sendo o líder do governo do presidente Jair Bolsonaro. Como representante federal, Barros tem se destacado nas articulações políticas para o avanço célere de burocracias para atender e efetuar ações para o município de Rio Negro em Brasília.

Representando os Vereadores, a Vereadora Isabel Cristina Grossl fez uso da palavra. Em seu discurso, Isabel ressaltou a importância de preservar a história do município e destacou que o desenvolvimento de Rio Negro contou com pessoas valorosas que fizeram a diferença quer seja na atuação política, religiosa, ações sociais, geração de emprego,  etc.

O evento contou com a presença do Prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, do Vice-prefeito, Alessandro Cristian Von Linsingen, Comandante do 5º RCC, Ten. Cel. Jonas Nunes de Almeida Junior e Delegado Regional, Vinicius Fernandes Maciel. Também marcou presença na solenidade a Ex-Governadora do Estado do Paraná e atual Conselheira da Itaipu Binacional, Cida Borghetti, Conselheiro de Administração da Sanepar Milton José Paizani e, representando a Câmara Municipal de Mafra, o Vereador Jonas Heide. Prestigiaram o evento, a rainha e as princesas da XV Festa da Colonização de Rio Negro, Alexandra Pereira, Anália Rafaela dos Santos e Gabrielle Schelbauer Richert.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.