Vereadores instauram CPI para investigar possíveis irregularidades nas prestações de contas no Hospital Bom Jesus

A saúde foi fio condutor da última Sessão Ordinária, 29. Os Vereadores aprovaram a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar indícios de irregularidades nas prestações de contas referentes aos recursos públicos recebidos pela Sociedade Hospital Bom Jesus de Rio Negro.

Por meio do Requerimento Nº 37/2022, a Vereadora Maria Célia Conte (CIDADANIA) foi autora da proposição e todos teve apoio unânime dos legisladores rionegrenses. Agora, o próximo passo é a definição dos membros que irão compor a CPI, dentre eles: presidente, relator e membro. Serão 90 dias de trabalho, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Durante o uso da tribuna, a Vereadora Maria Célia afirmou que a busca por informações começou em abril. Na época, os Vereadores do Cidadania (Maria Célia e Marcelo Wotroba) solicitaram uma reunião entre a Administração do Hospital Bom Jesus, Poder Executivo e Poder Legislativo (Requerimento Nº 16/2022). O encontro foi realizado no dia 17 de maio de 2022 e a direção do Hospital Bom Jesus se comprometeu em apresentar documentos para que a Santa Casa de Curitiba formalizasse a proposta. Maria Célia destacou que até o momento a direção do Hospital Bom Jesus não apresentou os documentos – mesmo com reforço de solicitações por parte do Poder Legislativo. Outras solicitações foram feitas, sem o retorno da direção da unidade de saúde.

Os Vereadores apoiaram a instauração da CPI e relataram diversas situações que a comunidade rionengrense vem denunciando a unidade de saúde à Casa Legislativa. Entre elas, a falta de apresentação de documentos para capitação de recursos, pacientes esperando mais de três horas para passar na triagem, falta de medicamentos, equipe de limpeza com horários restritos, etc.

O fato determinante para instauração da CPI foi a ausência de informações sobre as prestações de conta dos recursos municipais, estaduais e federais que a Sociedade Hospital Bom Jesus recebeu nos últimos anos. Para os Vereadores, é necessária transparência com recursos públicos e também pela população rionegrense atuar fortemente em ações para auxiliar a unidade de saúde.

Nos próximos dias, os membros para a CPI serão definidos e divulgados pela Câmara Municipal de Rio Negro.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.